Press Release

Grupo Engineering lança plano ESG ambicioso, com a meta de utilizar 100% de eletricidade de fontes renováveis até 2030

A empresa também visa reduzir suas emissões de CO2 em 42% e se compromete a usar 100% de carros de serviço elétricos até o final de 2024

Setembro de 2024 – Neste ano, cerca de 71% das empresas brasileiras adotaram práticas ESG, um crescimento de 24% em relação a 2023, segundo o estudo Panorama ESG 2024, da Amcham Brasil. Dentro desse cenário positivo, o Grupo Engineering, empresa de transformação digital, líder na Itália e em expansão global, acaba de aprovar seu Plano Estratégico de Sustentabilidade 2024-2026.

O projeto envolve a redução de emissões de gases de efeito estufa em 30% até 2026 e em 42% até 2030. A empresa também se compromete a utilizar 100% de eletricidade de fontes renováveis em seus escritórios e centros de dados até 2030 e aumentar o uso de energia renovável em 50% em todas as operações globais. Além disso, a Engineering pretende usar 100% de carros de serviço elétricos até o final de 2024, visando reduzir em 25% as emissões de CO2 de deslocamentos e viagens de negócios.

A empresa italiana estabeleceu objetivos e metas de sustentabilidade quantificáveis com 16 compromissos e 34 metas para todas as suas 70 localidades, distribuídas em 14 países. O plano, elaborado em conjunto por diversas áreas, contou com a participação de mais de 50 profissionais de diferentes setores e regiões.

“Ao definir metas quantificáveis e envolver toda a nossa cadeia de valor, estamos certos de que podemos fazer uma diferença significativa na redução de emissões de CO2 e no aumento da diversidade e inclusão em nossa força de trabalho”, afirma Filippo Di Cesare, CEO Latam da Engineering.

Metas ambientais

Em termos de impacto ambiental, a corporação se compromete a reduzir suas emissões de gases de efeito estufa em 42% até 2030. Parte dessa meta inclui uma redução de 30% nas emissões de carbono até 2026. Para alcançar esses objetivos, a empresa está envolvendo sua cadeia de suprimentos, esperando que mais de 60% dos 250 fornecedores estabeleçam metas de redução de CO2 alinhadas às ciências climáticas até 2029.

Até 2030, a Engineering pretende utilizar 100% de eletricidade de fontes renováveis em seus escritórios e centros de dados. Além disso, a multinacional vai aumentar o uso de energia renovável em 50% em todas as suas operações globais. Na área de mobilidade, a empresa se compromete a usar 100% de carros de serviço elétricos até o final de 2024, visando reduzir em 25% as emissões de CO2 de deslocamentos e viagens de negócios.

Metas de impacto social

No campo social, a instituição quer alcançar a equidade de gênero, com a meta de eliminar a diferença salarial entre homens e mulheres na Itália até 2026. Além disso, pretende aumentar a diversidade e inclusão, passando de 17% para 22% a taxa de mulheres em cargos de liderança no país europeu.

A empresa também está focada no desenvolvimento dos seus colaboradores, com metade dos gerentes participando de treinamentos em liderança, já registrando um aumento de 20% nas certificações profissionais anuais obtidas pelos funcionários.

Para Di Cesare, ter responsabilidade socioambiental é fundamental para o futuro do planeta. “Com este plano, a Engineering se posiciona como uma empresa de tecnologia de referência para uma transição digital capaz de viabilizar e acelerar um crescimento sustentável”, conclui o executivo.

Publicação original: IstoÉ

scroll top