Com IoT da Engineering, Novelis diminui em 80% erros de armazenagem
Desafio:
A Novelis, líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio, firmou uma a parceria com a Engineering, companhia global de Tecnologia da Informação e Consultoria especializada em Transformação Digital, com o desafio de implementar a digitalização do seu processo de gerenciamento de vãos de armazenamento de bobinas metálicas. O projeto era obter mais segurança no processo de medição das bobinas metálicas, que atingem temperaturas acima de 300 ºC.
Solução:
Diante deste cenário, a Engineering desenvolveu um Sistema Visual de Gerenciamento que define e monitora, em tempo real, o posicionamento e a curva de resfriamento de cada bobina presente nos vãos de armazenamento.
A partir da solução embarcada nos tablets (IoT – Internet of Things), os operadores das pontes rolantes e empilhadeiras passaram a realizar o transporte das bobinas conforme o sequenciamento e o destino definidos pela área de produção no próprio sistema. As informações sobre o nível de produção – de ponta a ponta – se encontram totalmente integradas aos sistemas de automação industrial, incluindo o MES (Manufacturing Execution System).
Resultados:
A solução possibilitou a realocação de 95% do time que era responsável pelo monitoramento manual das bobinas em outros processos, como as operações das pontes rolantes. Adicionalmente, os erros de armazenagem diminuíram em 80% e o tempo de resfriamento das bobinas diminuiu em 60%. Além disso, houve aumento de produtividade em mais de 30%, sem contar a melhora na confiabilidade dos dados.
De acordo com Daniel Freire, vice-presidente de Operações da Novelis América do Sul, a solução reforça o principal valor da Novelis: segurança. “Com a aplicação, conseguimos aumentar a segurança de nossos colaboradores, objetivo principal do projeto. Além disso, o trabalho bem articulado entre diferentes áreas e a rastreabilidade online de todo o processo produtivo ajudam na geração de maior controle, em um fluxo mais linear e em uma produção mais alinhada à demanda de nossos clientes. No final, ganhamos em produtividade e com a redução de custos operacionais”, pontua Freire. Para Robert Braga, gerente comercial de Metal & Mining da Engineering, a utilização da junção de pilares da Indústria 4.0, como Internet das Coisas (IoT) e Integração de Sistemas, soluciona inúmeras demandas de forma satisfatória. “Desenhamos um projeto a quatro mãos que, de fato, atendeu as necessidades do processo da Novelis. A partir daí, combinamos as tecnologias, que foram bem arquitetadas, personalizadas e, inevitavelmente, acertadas”, finaliza Braga.
Veículo Portal IT Forum: https://bit.ly/case_novelis
Sobre a Novelis Inc.
A Novelis Inc. é líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio. A Empresa opera em nove países, conta com aproximadamente 15 mil profissionais e receita de US$ 11.2 bilhões, referente ao ano fiscal de 2020. A Novelis fornece chapas e folhas de alumínio premium para os mercados de transportes, embalagens, construção civil e eletrônicos na América do Norte, Europa, Ásia e América do Sul. A Companhia é parte do Grupo Aditya Birla, um conglomerado multinacional sediado em Mumbai, na Índia. Para mais informações, acesse novelis.com e nos acompanhe pelo Facebook, em facebook.com/NovelisInc, e pelo Twitter, em twitter.com/Novelis.
Sobre a Novelis América do Sul
No Brasil, a Novelis possui atividades de laminação de alumínio em Pindamonhangaba e Santo André/SP. A operação local envolve cerca de 1.500 profissionais e alcançou receita da ordem de R$ 8 bilhões no último ano fiscal. A fábrica de Pindamonhangaba é considerada um dos maiores complexos de laminação e reciclagem de alumínio do mundo. A Novelis mantém ainda 14 centros de coleta de sucata de alumínio espalhados pelo País.
Sobre a Engineering
Companhia Global Especializada em Transformação Digital, presente na Europa, América do Norte e América Latina. Com mais de 40 anos no mercado, contribuímos para modernização do mundo em que vivemos e trabalhamos, combinando novas tecnologias, metodologias e mindset, com capacidade de interpretar novos modelos de negócios para gerar valor contínuo para os nossos clientes, em termo de eficiência, agilidade e inovação.