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Com Engineering Brasil, TIM acelera iniciativas de transformação digital com foco na experiência do cliente no e-commerce

Ao implementar solução de e-commerce, integração de APIs e microsserviços, por meio do produto DHuO API Plus, Engineering Brasil segue atuando como parceiro estratégico de tecnologia da TIM

Desafio:

A TIM, maior operadora móvel do Brasil, deu mais um passo na sua jornada de digitalização ao firmar uma parceria estratégica com a Engineering Brasil, parte do Grupo Engineering, companhia global de tecnologia da informação e consultoria especializada em transformação digital. Com a implementação de soluções tecnológicas de ponta, a colaboração tem sido importante para a TIM atender às crescentes demandas do mercado. 

No projeto, em execução desde 2019, a Engineering Brasil foi responsável por desenvolver toda a camada de software de integração entre as plataformas de atendimento da TIM e seus sistemas de apoio ao negócio, utilizando APIs e microsserviços. Segundo Filippo Di Cesare, CEO Latam do Grupo Engineering, com a parceria, a TIM obteve resultados expressivos, como aumento da eficiência na plataforma de gestão das APIs e microsserviços, otimização da experiência dos canais digitais, conquista de um time to market mais agressivo e simplificação da governança de microsserviços e APIs.

Solução: 

Serviços e produtos feitos sob medida  

Para Auana Mattar, CIO da TIM, a evolução da integração via APIs e microsserviços, além da implementação de novas jornadas digitais, possibilitou a aceleração de entregas da tecnologia, a partir de uma arquitetura mais future proof. “Essa estratégia resultou em maior eficiência operacional, e um aumento na produtividade. Isso permitiu crescermos aproveitando ao máximo os recursos digitais já existentes”, ressalta. 

Nesse sentido, segundo Di Cesare, para uma infraestrutura mais robusta e eficiente, a Engineering Brasil aplicou seu produto DHuO API Plus que possibilita a integração sistêmica em APIs, microsserviços e APIs Open Gateway. “Adicionalmente a Engineering também atua em serviços gerenciados de desenvolvimento, sustentação e produção para mais de 30 sistemas, tanto da Engineering quanto de terceiros, garantindo uma operação contínua e manutenção eficiente”, pontua. 

Para melhorar ainda mais a experiência do cliente, por exemplo, a operadora implementou uma solução completa de e-commerce, otimizando todas as etapas das vendas online. Neste projeto, a Engineering Brasil desenvolveu um projeto na camada de integração de software denominada PMID, implementou a solução de gerenciamento de Ordens (Order Management) e o sistema de gerenciamento de pagamentos GIP, que, juntos, são essenciais para garantir um atendimento eficiente aos clientes da operadora. 

Já para assegurar que o sistema de gestão empresarial da TIM fosse adaptado às suas necessidades específicas, o projeto também incluiu a customização e assistência em SAP e o gerenciamento da operação da camada de integração de APIs internas que roda na nuvem Google (GCP). 

Além disso, foram realizados trabalhos de implementação, configuração, auxílio técnico e operação nos sistemas de Catálogo de Produtos e Serviços e CPQ (Cotação), essenciais para gerenciar o portfólio de produtos e otimizar o processo de criação de cotações para clientes. 

Resultados:

Segundo o CEO Latam do Grupo Engineering, o futuro da parceria com a TIM promete ser ainda mais promissor, com a exploração de novas tecnologias como IA, IoT, 5G e soluções avançadas de análise de dados. “Estamos entusiasmados com o sucesso desta colaboração, que demonstra como uma estratégia de transformação digital bem implementada pode gerar resultados significativos. À medida que avançamos, continuaremos a explorar novas oportunidades, impulsionando a inovação e preparando o caminho para o futuro digital, viabilizando um crescimento sustentável e excelência operacional”, finaliza Di Cesare. 

Publicação original: Mobile Time

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