Geocall: A Solução data-driven que maximiza produtividade e otimiza custos
Por: Jor-Ell de Assis
Gerente Comercial de Energy e Utilities
Maio de 2021 – O Grupo Águas do Brasil (SAAB – Saneamento Ambiental Águas do Brasil), que conta com 11 concessionárias espalhadas pelo País, digitalizou suas atividades em campo. Se antes, as equipes saíam com prancheta, papel e caneta em mãos – para depois inserir os dados em uma planilha de Excel –, atualmente vão com dispositivos móveis – tablets ou smartphones – e, ao longo do atendimento, realizam o relatório em tempo real, como pode ser conferido no case.
Ao todo, cerca de 100 usuários acessam a solução neste formato, na qual são gerenciadas atividades como ligação de água e esgoto, revisão de cadastro, verificação de consumo, corte e religação de água, fiscalização de corte e ligações e controle da qualidade de serviços, entre outras.
A solução utilizada é a Geocall, fornecida pela Engineering, companhia global de Tecnologia da Informação e Consultoria especializada em Transformação Digital. Em um ano de uso, houve um aumento de 8 pontos percentuais na produtividade média das equipes. Os índices de performances chegaram a ser 90% superiores ao que eram antes e, como consequência, houve uma redução de 20% na quilometragem média percorrida entre os serviços – acarretando em menor depreciação dos veículos, economia de gasolina e nos pneus. Com a ferramenta, SAAB conseguiu homogeneizar os procedimentos nas diferentes regiões do País e elevar a qualidade dos serviços.
“Existe um efeito cascata. Por andar menos, reduzimos a depreciação do veículo, há menos consumo de combustível, de pneu, menos manutenção dos carros. A empresa acaba ganhado do outro lado. A solução também auxilia a diretoria em nortear o plano de investimento e de manutenção da empresa”, resume Jor-Ell de Assis, executivo comercial de Energy & Utilities da fornecedora da tecnologia.
O Geocall centraliza as ordens de serviços de todas as equipes que precisam realizar um trabalho de campo e determina qual time vai para a missão. A ferramenta é integrada ao ERP e ao CRM da empresa-cliente, recebe ordens de serviço da manutenção e, a partir daí, agrupa as atividades em campo similares ou próximas para o envio do time certo.
“A solução começa a reduzir custo de estrutura, melhora eficiência, apresenta os indicadores de cada região, mostra onde estão as debilidades de uma forma mais consistente, direciona a melhor equipe para realizar o trabalho”, explica o executivo comercial de Energy & Utilities da Engineering.
O planejamento é feito em um portal web. As informações sobre a execução são colocadas em um tablet que fica com as equipes. A própria ferramenta separa as ordens de serviço e as delega de acordo com distância e especialidade dos times, entre outros fatores. O time confirma, no tablet, o começo do deslocamento e, a partir daí, é mandatório dizer o momento da chegada ao local, o início das atividades, entre outras informações, como parada para almoço, volta ao trabalho e fim do processo. Ou seja, o relatório daquela ordem de serviço é realizado em tempo real. “Não tem o erro da transferência da informação do papel para o Excel”, explica Assis.
Veículo Portal Mobile Time: http://bit.ly/entrevista_geocall