Press Release

Engineering lança oferta para jornada de adequação à LGPD.

Setembro de 2020 – Por recente decisão do presidente da República, Jair Bolsonaro, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) está em vigor desde 18 de setembro de 2020. Contudo, os processos das empresas, em sua maioria, estão distantes da adequação. Isto se deve à priorização dos esforços nos últimos meses para reduzir os impactos causados pelo Coronavírus. Embora as sanções só valham a partir de agosto de 2021, alguns órgãos, como Procon e o Ministério Público, podem autuar ou notificar as empresas.

A Engineering oferta jornada de adequação à LGPD

De olho neste mercado, a Engineering, companhia global de Tecnologia da Informação e consultoria especializada em Transformação Digital, lança sua oferta de jornada de adequação à LGPD. Esta oferta contempla as necessidades processuais e tecnológicas da Lei, desde o assessment ao fornecimento de serviços e plataformas tecnológicas.

Um dos diferenciais da oferta é a proposta de terceirização do DPO (Data Protection Officer). Este é o cargo responsável pela gestão dos processos de adequação na empresa e pela comunicação com a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e com o titular de dados em eventuais casos. E, por meio do DPO as a Service, a Engineering exime essa preocupação de seus clientes.

“A necessidade de adequação é de todas as empresas, não somente pelas multas como consequência, mas por uma questão de responsabilidade da marca com os stakeholders e pela prestação de contas ao governo e à sociedade. Pensando nisso, preparamos uma oferta com robustez que considera todos os pontos de atenção da adequação à LGPD sem que haja a necessidade de contratação de diferentes fornecedores para esse processo, e, por isso, é uma jornada”, explica Paulo França, gerente de Digital Consulting and Innovation da Engineering.

Formato da oferta

Todos os serviços são variáveis. Desde a consultoria às plataformas tecnológicas até o DPO as a Service. A oferta é 100% modular e depende tanto das necessidades, quanto do estágio da adequação de cada empresa em relação à Lei. Entretanto, a jornada de adequação ofertada se baseia em duas ondas: a processual e a tecnológica. E estas estão divididas em cinco fases: preparação, mapeamento, mitigação de riscos, plano de implementação e de continuidade e prestação de contas.

A primeira onda envolve o trabalho de assessment. Este trabalho visa entender a maturidade da corporação no tratamento de dados por meio do mapeamento, inventário de ativos, entre outros. Na segunda onda, os esforços são para a implementação e a gestão do programa. Nesta fase, ocorre aplicação das tecnologias e relacionamento contínuo com o Governo e a sociedade, ou seja, as autoridades de dados e seus titulares.

“Através do nosso conhecimento em tecnologia, temos as habilidades e as ferramentas necessárias para implementar uma jornada de adequação à LGPD sem burocratizar a operação”, finaliza Thiago Mascarenhas, chefe de Dados e Arquitetura na Engineering.

Veículo Portal Computer World: http://bit.ly/prlgpd

scroll top